Criando Um Pendrive De Boot (LiveUSB) Linux Através Do Windows

Toda vez que necessito criar um liveUSB recorro ao USB-Creator que vem instalado no Ubuntu e do qualfalei anteriormente.
Todavia, dessa vez resolvi criar um liveUSB através do Unetbootin, um pequeno utilitário com a mesma função: criar um liveUSB a partir de imagens .ISO.
Um dos pontos mais interessantes do Unetbootin é o fato dele possuir uma versão para Windows, o que possibilita que todo o processo de criação do seu pendrive de boot seja realizado mesmo que não haja uma distro linux instalada em seu computador.
Outro ponto que chama a atenção é o fato do programa possuir suporte para diversas distros. Dentre elas: Debian, Fedora, Ubuntu, Slax, OpenBSD, OpenSuSE, Gentoo e outras (a lista é bem grande).
Antes de baixar o programa, verifique se o seu pendrive (ou cartão de memória) tem pelo menos 1Gb de espaço disponível para a instalação dos arquivos necessários.
O programa pode ser baixado no seguinte site:
Basta baixar a versão para Windows e executar (não é necessário) instalar.
Teremos duas opções para a criação de um liveUSB:
Na primeira, o programa baixa a ISO correspondente à distro selecionada e cria o liveUSB a partir da mesma.
Na segunda maneira (que usei aqui), selecionamos a ISO no HD e criamos o liveUSB a partir desta (imagem abaixo).
Em ambos os casos será necessário indicar a unidade USB para a qual os arquivos serão copiados, se tudo estiver certo, basta aguardar a extração dos arquivos e a instalação no pendrive:
Com tudo pronto, basta reiniciar a máquina, ajustar a bios para dar boot através do dispositivo USB e testar o seu novo pendrive de boot linux.
Vale lembrar que o Unetbootin possui pacotes para diversas distros Linux também e o processo de criação do liveUSB é praticamente o mesmo.
 
;